Pós-Graduação

Justificativa

A primeira justificativa delas é que vivemos na era do conhecimento e necessitamos de novos paradigmas norteadores de princípios e diretrizes que projetem um repensar pedagógico e um enfrentamento ao fracasso escolar, mediante uma visão mais significativa do conhecimento e da aprendizagem.

A segunda se deve ao fato que um crescente número de crianças, adolescentes e adultos, apresentam dificuldades de aprendizagem que desencadeiam processos estigmatizantes, exigindo que a escola repense as suas formas de ensinar.

E, finalmente a necessidade das Instituições de Ensino Superior qualificar e profissionalizar os professores na área da Psicopedagogia, pois segundo nossa experiência o despreparo desses profissionais, em uma área de tanta relevância poderá comprometer não só o aprendente, a comunidade escolar, mas, também outros segmentos da sociedade.

Objetivo

Geral: Viabilizar a especialização de profissionais para a prática reflexiva sobre a aprendizagem humana e uma releitura das multiplicidades dos fatores envolvidos no ato de aprender, tendo em vista uma adequada intervenção psicopedagógica institucional e clínica voltada para a prevenção e enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar.

Desenvolver novas competências nos profissionais da educação e áreas afins, na organização e gestão de projetos pedagógicos adaptados às situações do ensino-aprendizagem;

Favorecer uma compreensão mais ampla sobre o processo de aprendizagem e os fatores interferentes neste processo;

Preparar o profissional para o diagnóstico e intervenção psicopedagógica do ponto de vista clínico e institucional, como elementos fundamentais para o conhecimento do aprendente/instituição, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprias da Psicopedagogia;

Oportunizar a prática de um exercício inicial de pesquisa na área da Psicopedagogia, focada na compreensão da aprendizagem;

Público-Alvo

Professores e profissionais da área de educação, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, envolvidos com o processo ensino-aprendizagem interessados no aprimoramento do conhecimento, organização e gestão de projetos, diagnóstico e intervenção psicopedagógica e desenvolvimento de pesquisas.

Tempo do Curso

Duração de 18 (dezoito) meses.

Carga horária de 675 (seiscentas e setenta e cinco) horas aula.

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