Pós-Graduação

Justificativa

O INESC, buscando viabilizar o seu objetivo maior – Contribuir para a melhoria da Educação no Estado do Ceará – firma convênio com a UVA – Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, com a interveniência do Instituto de Pesquisas Vale do Acaraú – IVA, para a realização do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia das Relações Humanas.

Esse curso se propõe a preencher uma demanda proveniente das mais variadas práxis profissionais que encontram em seus fazeres cotidianos enormes dificuldades de compreensão e lida com as dimensões psicológicas que subjazem às relações interpessoais, instrumentalizando-os para uma compreensão mais aprofundada dos imbricados modos de ser do humano, na tessitura dos fazeres necessários aos seus atos profissionais. São variados os fatores de ordem social, econômica, afetiva que interferem de modo direto e indireto junto às pessoas, alterando os humores de sujeitos e coletividades nas mais variadas direções. Ter o conhecimento de como se processam as funções psíquicas humanas, como se constituem em coletividades os mais diversos e complexos agrupamentos, constitui um poderoso instrumento profissional para atuação direta com o público, na medida em que possibilita aos futuros especialistas nessa área, um olhar mais criterioso e profícuo às estruturas psíquicas de suas clientelas.

Objetivo

Geral: O curso de Psicologia das Relações Humanas tem como objetivo central a instrumentalização de profissionais das mais diversas áreas de atuação no âmbito das ciências humanas, com elementos necessários à compreensão do modo como se estruturam suas complexas relações interpessoais, a partir da perspectiva das psicologias, em suas dimensões subjetivas e coletivas.

Instrumentalizar profissionais que atuam no âmbito das ciências humanas com saberes necessários à compreensão das relações interpessoais e lida com suas dificuldades ocorridas na cotidianidade existencial de ambiência escolar, empresarial e instituições de saúde.

Capacitar profissionais para uma atuação junto a agrupamentos humanas nos mais diversos contextos de trabalho, de modo a facilitar os processos de crescimento, aprendizagem, participação social e integração produtiva.

Dotar os mais diversos profissionais de conhecimentos e posturas para atuação no contexto interdisciplinar, de modo a desenvolverem suas ações e estratégias profissionais com vistas a atingir integralmente seus propósitos e projetos laborais.

Especializar profissionais no conhecimento das atuais teorias e técnicas em psicologia com o intuito de possibilitar-lhes uma práxis consciente, estruturada sobre a compreensão dos mais diversos processos psicológicos concernentes às relações humanas.

Habilitar profissionais a atuarem diretamente na lida com agrupamentos humanos em seus variados e imprevisíveis modos de relações interpessoais, tais como na educação; empresas públicas e privadas; instituições de saúde em suas esferas de atendimento primário, secundário e terciário, com vistas a uma adequada abordagem dos grupos em suas relações humanas.

Público-Alvo

Todos os profissionais da área de ciências humanas, sociais e da saúde, tais como psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, antropólogos, advogados, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, educadores físicos, religiosos e os de nível superior que possuam licenciatura plena, sequênciais e tecnológicos.

Tempo do Curso

Duração de 20 (vinte) meses.

Carga horária de 375 (trezentas e setenta e cinco) horas aula.

Pós-Graduação IVA, agora também é UVA!

Faça aqui a sua pré-inscrição em um de nossos cursos de Pós-Graduação!!!

Pré-Inscrição!