Orador discente
A estrutura do dicurso, de uma a duas laudas, deve apresentar as seguintes partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Segundo Meyer (2008, p. 89),
"a introdução dá o tom, portanto impressiona favoravelvemente ou não; a conclusão compreende as notas que continuam ressoando a mente do leitor ou do ouvinte, depois de terminada a obtra. Nesse sentido introduzir e concluir uma reflexão pressupõe que se tenha consciência precisa rigorosa de seu conteúdo."
INTRODUÇÃO
Fazem-se os cumprimentos ao Reitor, representando as demais autoridades, e aos demais presentes. Deve haver menção à importância da figura do patrono e/ou paraninfo e da UVA/IVA na sua graduação.
DESENVOLVIMENTO
Relata-se a trajetória da turma (convívio em sala de aula; os obstáculos vencidos). Destacar pontos relevantes da vida acadêmica, assim como colocar as expectativas para o futuro/exercício da profissão.
CONCLUSÃO
Agradecimentos aos pais, familiares, professores, Deus etc.
Orientações Gerais
É necessário ter cuidado na elaboração dos parágrafos. De acordo com o prof. Othon Moacyr Garcia (2010), os parágrafos, em geral, apresentam duas partes importantes: o tópico frasal e o desenvolvimento. O TÓPICO FRASAL constitui-se como a introdução do parágrafo. O tópico frasal expressa de forma conscisa a idéia núcleo que esta desenvolvida no parágrafo.
O orador/autor deve dar preferência a palavra simples e de fácil entendimento. É preciso ser objetivo, claro e consciso no texto. O teor do discurso deve ser solene/formal/acadêmico. O discurso não é pessoal. Por isso, devem ser evitadas situações de caráter individual. Mensagens citações, etc., podem ser utilizados na oratória. Porém, a menção do(s) autor(es) é obrigatória. Para facilitar a leitura, imprima o discurso em papel tamanho A4 (ofício ou carta), com fonte número 12 ou 14 e espaçamento 1,5 duplo.
O Setor de Outorga de Grau do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA está disponível para auxiliar o orador, que pode, também, solicitar o apoio ao articulador local ou dos professores do curso.
REFERÊNCIAS:
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010.
MEYER, Bernard. A arte de argumentar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
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