Pedagogia
       
       

Pedagogia



Fluxograma 2008.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 07 (sete) semestres.
Carga horária de 3.285 (três mil duzentos e oitenta e cinco) horas aulas.
Fluxograma 2011.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 09 (nove) semestres.
Carga horária de 3.220 (três mil duzentos e vinte) horas aulas
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




O Curso de Pedagogia da UVA pretende formar Pedagogos licenciados para exercerem a docência, a gestão e a pesquisa em processos educativos da Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e de Espaços Não Escolares.
Objetivos Específicos
• Formar pesquisadores capacitados a produzirem e difundirem o conhecimento educacional, ancorados no processo criativo e na elaboração de saberes articulados com o desenvolvimento tecnológico;
• Formar gestores de processos educativos escolares e não escolares
• Levar seus discentes a desenvolverem competências e habilidades para formar cidadãos críticos, conscientes de construtores de conhecimentos inseridos no contexto social e cultural.

Perfil



A formação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú visa proporcionar aos seus egresso um perfil de profissional capacitado para o exercício da docência, da pesquisa e da gestão na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em projetos educativos nos espaços não escolares.
O Profissional formado no curso de Pedagogia será educador em um sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente e a educação não-formal. A primeira, entendida como práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo e, a segunda, que apresenta como espaço de atuação as várias outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade .
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da UVA em como propósito formar um profissional que atenda o seguinte perfil:
• Compreenda a importância dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem;
• Avalie permanentemente os processos educativos, incorporando a concepção de formação contínua, a unidade da ação docente e a relação docente-discente;
• Apreenda a dinâmica cultural das diferentes realidades educativas

Competências



O curso de pedagogia busca fomentar um perfil de professor engajado em sua realidade, humano e promotor da justiça através do exercício crítico do trabalho.
Compreendemos que o pedagogo, enquanto cidadão de um mundo em constante transformação deve desenvolver competências gerais que favoreçam o desenvolvimento de saberes como: fazer, pensar, ouvir, conviver, aprender a aprender, lidar com a diferença e contratempos, ser criativo, dinâmico autônomo, além de ser capaz de manusear os instrumentos tecnológicos disponíveis.
Como competências referenciais, temos:
• Compreender a dinâmica do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares;
• Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, sendo capaz de organizá-los e mediá-los didaticamente;
• Apropriação dos aspectos epistemológicos e metodológicos do processo ensino-aprendizagem;
• Aquisição de conhecimentos acerca dos princípios e técnicas de investigação, sendo capaz aplicá-los em projetos investigativos;
• Capacidade de gerenciar os aspectos sócio-afetivos em seu desenvolvimento pessoal e profissional.





  IVA- Histórico
   
 

© 2010 - IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - Todos os direitos reservados
Rua Randal Pompeu, 129, Centro, Sobral – CE, CEP: 62010 - 381
Tel.: (88) 3611 - 7502 / (88) 3611 - 7509