Matemática
       
       

Matemática



Fluxograma 2009.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 06 (seis) semestres.
Carga horária de 2.840 (duas mil, oitocentos e quarenta) horas aulas.
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




Criado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Resolução nº 85/2008 e Reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará (CEC), Parecer nº 0401/2006.
O Curso de Licenciatura em Matemática destina-se à formação de profissionais licenciados aptos a desvendar os mistérios que permeiam as ciências exatas, bem como incentivá–los, enquanto futuros profissionais do ensino da matemática, a desenvolverem um conjunto de habilidades relativas ao processo de ensino aprendizagem, adquirindo o domínio dos conteúdos relativos às áreas de álgebra, análise matemática, estatística, física, geometria, informática, e os fundamentos da matemática. Esses profissionais quando formado, também podem ter a aspiração de prosseguir os estudos em cursos de Mestrados e Doutorado para aprofundar os seus conhecimentos, como um meio de expandir, em toda a sociedade o conhecimento mais recente.

Perfil



O Licenciado em Matemática é um profissional que deverá ter uma sólida formação de conteúdos matemáticos, associada ao domínio das respectivas didáticas, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagens e superação dos preconceitos traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina, evidenciando uma compreensão de educação como caminho para a construção do ser pessoal, livre, crítico e avaliativo.

Competências



Dominar os conteúdos matemáticos relevantes para o processo ensino-aprendizagem e saber traduzi-los em objetivos de aprendizagem a partir da construção de modelos matemáticos que permitam a resolução de situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno;
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos, tais como: autonomia, raciocínio lógico, intuição, dedução, imaginação, iniciativa, criatividade e percepção crítica;
Propiciar situações de ensino aprendizagem aos educandos, nas quais o ensino da Matemática seja um contributo para o exercício de sua cidadania;
Organizar um processo de avaliação como um processo contínuo de construção da aprendizagem fazendo uso de estratégias e instrumentos diversificados e utilizando os resultados para propor intervenções pedagógicas, visando o desenvolvimento de diferentes capacidades nos educandos;
Fazer escolhas didáticas e estabelecer metas, que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, respeitando suas características pessoais e as diferenças de situação econômica, origem étnica, gênero, e religião atuando contra qualquer tipo de discriminação e exclusão;
Saber utilizar os diversos recursos tecnológicos, de informática ou não, percebendo a computação como ferramenta capaz de auxiliar no processo do ensino-aprendizagem;
Divulgar e saber apresentar resultados científicos em diversas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
Participar, de forma cooperativa e solidária, da elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo curricular da escola.




  IVA- Histórico
   
 

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