História
       
       

História



Fluxograma 2005.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 07 (sete) semestres.
Carga horária de 2.850 (duas mil, oitocentos e cinquenta) horas aulas.
Fluxograma 2011.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 08 (oito) semestres.
Carga horária de 2.940 (duas mil, novecentos e quarenta) horas aulas.
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




O Curso de Licenciatura em História destina-se a formação de profissionais qualificados na área de História, em sentido humanístico amplo, sem separação entre professores e pesquisadores, propiciando ao aluno uma formação pedagógica capaz de prepará-lo para a prática docente na educação básica e na universidade, uma reflexão teórica e uma formação prática para torná-lo capaz de promover o exercício da pesquisa histórica e do fazer pedagógico, a partir de uma perspectiva crítica.


Perfil




O licenciado em História é um profissional que domina o conhecimento teórico e prático da História, das suas metodologias e recursos pedagógicos adequados ao processo ensino-aprendizagem em espaços educativos como escolas, museus, entidades associativas e de portadores de necessidades especiais. Sabe utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à área da História, evidenciando capacidade de articulação do ensino, pesquisa e extensão e na produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica. Deve ter compromisso político e ético na sua ação docente, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania a partir de princípios democráticos. Ele é um intelectual crítico e reflexivo, pesquisador capaz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Competências



Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisa e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuam para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;
Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;
Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para a elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;
Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;
Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social;
Vivenciar e relacionar informações do funcionamento dos espaços educativos (relação professor-aluno, organização do espaço de ensino-aprendizagem, projetos, materiais pedagógicos) para a elaboração do Projeto de Estágio Supervisionado, favorecendo uma prática de ensino planejada, que o capacite a enfrentar situações-problemas no cotidiano de trabalho.




  IVA- Histórico
   
 

© 2010 - IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - Todos os direitos reservados
Rua Randal Pompeu, 129, Centro, Sobral – CE, CEP: 62010 - 381
Tel.: (88) 3611 - 7502 / (88) 3611 - 7509