Física
       
       

Física



Matriz Curricular
Resolução
Duração de 06 (seis) semestres.
Carga horária de 2.840 (duas mil, oitocentos e quarenta) horas aula.
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




Criado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Resolução nº 84/2008 e Reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará (CEC), Parecer nº 0406/2006.
Formar profissionais para atuar no ensino da Física na educação básica, desenvolvendo uma dinâmica curricular que possibilite ao aluno a compreensão da Física como ciência e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de Física, nos sistemas de ensino municipais, estaduais e particulares.


Perfil




O professor de Física, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizado em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. A Licenciatura forma o Físico – educador, que se dedica preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação. Não se ateria apenas ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal.

Competências



Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos;
Planejar e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
Elabora adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
Conhecer idéias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básicos;
Ter oportunidade de sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através de, pelo menos, a elaboração de trabalhos científicos.
.

  IVA- Histórico
   
 

© 2010 - IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - Todos os direitos reservados
Rua Randal Pompeu, 129, Centro, Sobral – CE, CEP: 62010 - 381
Tel.: (88) 3611 - 7502 / (88) 3611 - 7509