Quimica
       
       

Química



Matriz Curricular
Resolução
Duração de 08 (oito) semestres.
Carga horária de 2.940 (duas mil, novecentos e quarenta) horas aulas.
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




Promover a formação de profissionais de Química a fim de despertar nas novas gerações o comprometimento com o magistério como instrumento essencial para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e na contribuição do cumprimento de nossa missão: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Perfil



O Licenciado em Química terá formação geral, sólida e abrangente em conteúdos das diversas áreas da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins, capacidade de atuação profissional como educador nos ensinos fundamental e médio, cuja formação incluirá "prática de ensino" com carga didática definida pela LDB (Lei 9.394/96, Art. 65), de no mínimo 400 horas".
As atividades desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Química devem ser direcionadas para atingir o principal objetivo que é a formação de professores de 2º Grau, segundo os princípios que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio e que se expressam na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96.

Competências



Dominar os conteúdos de Química, traduzindo-os em objetivos de aprendizagem para o Ensino Fundamental do 5.º ao 9.º ano e para o Ensino Médio, possibilitando a criação de práticas didáticas e de pesquisa e interdisciplinares;
Dominar o conhecimento pedagógico aplicando seus fundamentos ao ensino de Química: na proposição dos objetivos, nas organizações das situações de ensino-aprendizagem, nas escolhas das metodologias, na elaboração dos materiais didáticos e na seleção dos procedimentos de avaliação;
Aplicar novas tecnologias ao ensino de Química, evidenciando o domínio de seus fundamentos e de sua prática bem como a capacidade de analisar criticamente os seus efeitos na formação dos alunos;
Evidenciar capacidade de compreensão do papel social da escola e da Química na sociedade, sendo capaz de analisar os determinantes políticos, sociais e econômicos que incidem sob o ensino da Química como instrumento de formação profissional;
Evidenciar atitudes éticas relativas à: trabalhos em equipes, produção do conhecimento da Química, criação de patentes e organização de projetos;
Saber administrar sua formação contínua, demonstrando atitudes de auto-avaliação de sua prática pedagógica e interesses em buscar situações que possibilite sua atualização face aos avanços científicos e tecnológicos na área de Química;
Saber organizar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa no ensino da Química inclusive de análise de sua prática pedagógica, demonstrando habilidade na elaboração de trabalhos científicos.






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