Biologia
       
       

Biologia



Fluxograma 2009.1
Matriz Curricular
Resolução
Duração de 06 (seis) semestres.
Carga horária de 2.840 (duas mil, oitocentos e quarenta) horas aula.
Parecer de Reconhecimento


Sobre o curso




Criado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Resolução nº 82/2008 e reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará (CEC), Parecer nº 0403/2006.
A licenciatura em biologia destina-se à formação acadêmica e de profissionais generalistas com senso crítico, ética e com espírito de solidariedade. Formando egressos aptos a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptáveis a dinâmica do mercado de trabalho e as situações de mudança contínua do mesmo despertando nas novas gerações o compromisso com a pesquisa científica como instrumento para a melhoria da qualidade de vida.


Perfil




O professor de Biologia se caracteriza por ser um profissional atualizado, com formação sólida dos princípios e teorias da biologia, capaz de lidar tanto a nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos, capaz de relacionar ciência, tecnologia e sociedade, analisando as implicações sociais da Ciência e dos produtos tecnológicos. A sua formação deve assegurar conhecimentos básicos de física, química, matemática e estatística e permitir abertura para inovações futuras, com habilidade de leitura e interpretação de artigos científicos na área da biologia.
O professor de Biologia deve, além do perfil descrito acima, se caracterizar por compreender e ser capaz de intervir no processo de aprendizagem de seus alunos, articulando o discurso epistemológico sobre a ciência; ser consciente de seu papel na formação de cidadãos críticos e ser capaz de analisar a realidade, contextualizando nela sua atividade educativa.

Competências



Dominar os conteúdos de Biologia, traduzindo-os em objetivos de aprendizagem para o Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano e para o Ensino Médio, fazendo uma mediação didática que possibilite sua contextualização e sua interrelação com outras áreas do conhecimento;
Dominar o conhecimento pedagógico aplicando seus fundamentos ao ensino de Biologia: na proposição dos objetivos, nas organizações das situações de ensino-aprendizagem, nas escolhas das metodologias, na elaboração dos materiais didáticos e na seleção dos procedimentos de avaliação;
Aplicar novas tecnologias ao ensino de Biologia, evidenciando o domínio de seus fundamentos e de sua prática bem como a capacidade de analisar criticamente os seus efeitos na formação dos alunos;
Evidenciar atitudes e comportamentos favoráveis ao trabalho em equipe, demonstrando conhecimento da teoria e prática que fundamentam o trabalho coletivo na escola inclusive com os professores de Biologia da instituição, possibilitando a criação de práticas didáticas e de pesquisa interdisciplinares;
Saber organizar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa no ensino da Biologia inclusive de análise de sua prática pedagógica, demonstrando habilidade trabalhos científicos que promovam a socialização do conhecimento investigado;

  IVA- Histórico
   
 

© 2010 - IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - Todos os direitos reservados
Rua Randal Pompeu, 129, Centro, Sobral – CE, CEP: 62010 - 381
Tel.: (88) 3611 - 7502 / (88) 3611 - 7509