A FATENE, buscando cumprir seu objetivo maior, a saber, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação e favorecer a formação profissional, apresenta o Curso de Especialização em Gestão Escolar/Coordenação Pedagógica.
O cenário atual da educação escolar exige qualificação para o exercício de diferentes funções nas unidades escolares, com destaque para a gestão. O exercício da gestão surge não como uma função meramente burocrática, mas como uma ação que exige articulação entre os saberes da escola, da comunidade e da administração. Assim, num contexto mais dinâmico e atual, a gestão em instituições educacionais tem se tornado uma atividade gradativamente mais complexa, que demanda a construção de um outro perfil profissional para o gestor escolar. Um gestor que se mostre capaz de perceber a escola como uma realidade dinâmica e parte constitutiva e constituinte da sociedade em que está inserida, ou seja, um profissional conhecedor do processo educativo e do contexto organizacional em que o mesmo se insere assim como um profissional apto a desenvolver formas de intervenções baseadas na pesquisa histórica, econômica, política e cultural.
Nesta perspectiva, justifica-se a construção de uma proposta curricular que não se volte para a formação de profissionais para exercer funções parceladas e setorizadas na escola, e, sim, para qualificar o profissional, através de competências e habilidades nas áreas administrativo – pedagógicas, para desenvolver, a partir do coletivo escolar, a gestão da educação, execução e avaliação de propostas. De forma complementar, esta formação atende as exigências colocadas pela LDBN em vigor, dando ao profissional, um amadurecimento em seus conhecimentos, acessando-lhe saberes que não foram proporcionados em nível de graduação.
Geral: Capacitar o profissional para entender a Gestão Escolar numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, à supervisão, 8 bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
Formar profissionais para atuarem nas funções técnico-educacionais de administração, coordenação, supervisão e orientação de forma eficiente e eficaz para que possam desenvolver uma liderança que contribua para a transformação social, respeitando os princípios da gestão democrática;
Fornecer subsídios para que o grupo gestor possa criar condições favoráveis ao desenvolvimento das potencialidades da comunidade escolar em um ambiente de cooperação e reciprocidade, de forma a estabelecer metas e objetivos comuns de ação integradora;
Qualificar professores e pedagogos, no âmbito da gestão escolar, no intuito de refletirem sobre os desafios que o mundo contemporâneo tem trazido para a sua realidade educacional no processo de organização coletiva do trabalho pedagógico;
Possibilitar reciclagem e atualização;
Garantir um aprofundamento de estudos para um melhor desempenho na sua atividade profissional;
Preparar o pós-graduando para continuar os seus estudos em nível de mestrado ou doutorado.
Graduados que atuem ou pretendam atuar nas áreas de Educação.
Duração de 18 (dezoito) meses.
Carga horária de 360 (trezentas e sessenta) horas aula.
Acaraú
Guaraciaba do Norte
Itapajé
Itapipoca
Itarema
Faça aqui a sua pré-inscrição em um de nossos cursos de Pós-Graduação!!!