Pós-Graduação

Justificativa

Estamos passando por um momento histórico de significativas mudanças no setor educacional, seja pelas demandas colocadas pelo processo de globalização política e econômica, cada vez mais presentes nos discursos e nas práticas dos nossos governantes; seja também pelos novos princípios educacionais defendidos na atual Lei de Diretrizes e bases n. º 9.394, aprovada em 20 de dezembro de 1996.

Entre as mudanças colocadas pela lei acima citada, destacamos a reorganização dos níveis escolares, da especialização das competências pedagógicas e das atribuições políticas de cada nível de ensino. O Ensino escolar passa então a compreender a Educação Básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e, por fim, A Educação Superior que compreende o ensino de terceiro grau ministrado pelas universidades.

Dos níveis de ensino colocados, a Educação Infantil foi a que obteve maior avanço na atual LDB, pois passa a gozar de direitos e competências políticas e pedagógicas institucionalizadas.

Na construção deste Projeto de Especialização, defendemos a concepção de criança enquanto cidadão histórico, sujeito de direitos, contextualizado sócio-econômico e socialmente. Além de ser um indivíduo que pensa, brinca, sonha, deseja, constrói. Sujeito de relações interpessoais. A partir da concepção de criança e de sujeito aprendente, zelamos pela formação dos profissionais da educação infantil.

Objetivo

Geral: Especializar educadores que trabalham ou desejam trabalhar com crianças de 0 a 5 anos, assim como intervir construtivamente em instituições de educação infantil;

Discutir e analisar aspectos conceituais, históricos, psicológicos, sociológicos e legais referentes à Educação Infantil;

Elaborar e refletir sobre propostas teórico-metodológicas para o atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos;

Intervir construtivamente em instituições escolares responsáveis pela formação de crianças de 0 a 5 anos.

Público-Alvo

Professores graduados em Pedagogia e áreas afins, interessados na problemática da Educação Infantil.

Tempo do Curso

Duração de 24 (vinte e quatro) meses.

Carga horária de 360 (trezentas e sessenta) horas aula.

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