Pós-Graduação

Justificativa

Qualificação profissional e contribuição para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econômico e social, visto que, atualmente, apesar de o Estado do Ceará estar contando com vários cursos de Educação Física, ainda assim não consegue suprir a demanda requerida em especialização lato sensu em nível de Educação Física escolar.

A explicação deste fato se deve, fundamentalmente, ao fenômeno denominado de reestruturação produtiva, que tem como uma de suas consequências os chamados mercados em expansão.

A educação relacionada ao lazer, à saúde e à estética é apontada pelos especialistas como um desses grandes mercados e que, por esse motivo, exige qualificação para a atuação, sobretudo, na rede pública de ensino.

Objetivos

Qualificar profissionais de Educação Física detentores de nível superior voltados para atuação na Educação Básica do sistema brasileiro de ensino.

Habilitar para o trato com os elementos constituintes da Educação Física Escolar;

Capacitar para utilização das diversas metodologias e abordagens utilizadas no ensino da Educação Física Escolar;

Prover de elementos teórico-práticos que fomentem a discussão e reconstrução dos conteúdos abordados pela Educação Física Escolar;

Incitar o espírito criativo, investigativo e científico numa abordagem dialética da realidade escolar sob a ótica da cultura corporal.

Público-Alvo

Profissionais da área de Educação Física que deverão, ao final do Curso, terem desenvolvido competências e habilidades em sua formação para:

compreensão crítica da realidade sócio-política e educacional face às transformações das relações produtivas e éticas;

reconstruir metodologias de ensino da Educação Física escolar, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino, tendo como referência as teorias críticas da Educação;

ser capaz de planejar, executar e avaliar projetos coletivos interdisciplinares com as demais áreas de conhecimento, propiciando a percepção da abrangência dessas relações;

desenvolver a capacidade de participar na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto político pedagógico da escola;

compreender a sala de aula enquanto espaço de construção, desconstrução e reconstrução do conhecimento;

desenvolver a capacidade de observação, análise e síntese, como instrumental de pesquisa voltada à construção de conhecimentos, a partir das questões vividas na prática educativa.

Tempo do Curso

Duração de 18 (dezoito) meses.

Carga horária de 390 (trezentas e noventa) horas aula.

Pós-Graduação IVA, agora também é UVA!

Faça aqui a sua pré-inscrição em um de nossos cursos de Pós-Graduação!!!

Pré-Inscrição!