Cerimônias

Solenidade de colação de grau

A conclusão de curso, proclamada na colação de Grau, é o mais solene ato da Universidade para toda a comunidade acadêmica que celebra a conquista do formando. Portanto, a Solenidade de Colação de Grau é um momento da maior magnitude para a Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, com suas vestes talares se unem aos funcionários, pais e alunos para externando seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço foi recompensado.

Dispensa

Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. Caso o aluno tenha algum impedimento deverá entrar em contato com o Instituto para que sejam tomadas as devidas providências.

Trajes - As vestes talares

Nas cerimônias oficias de Outorga de Grau, todos os Formandos deverão trajar beca na cor preta, cumprimentos iguais (se for homem, que as calças e sapatos sejam sempre pretos), faixa na cintura na cor do curso, bacalau branco. Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros, assim como sapatos ou sandálias (mulher, de preferência sapatos e o uso de jóias – se for usar – somente clássicas, discretas e com parcimônia).

As vestes talares reitorais são compostas de: beca preta, pelerine e faixa branca (que representa todas as áreas do conhecimento).O uso da borla e pelerine brancas são de exclusividade do Reitor, conforme o costume acadêmico.

Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, deverão usar terno, sapatos e meias em cor escura; mulheres usam traje social, em tons discretos e suaves.

Cores das faixas de graduação

CURSOS

CORES

Administração Azul Rei
Ciências Contábeis Rosa
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Azul Escuro
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Azul Escuro
Educação Física Verde
Física Azul Claro
Geografia Azul Claro
História Azul Claro
Matemática Azul Claro
Pedagogia Azul Claro
Química Azul Claro
Biologia Azul Claro
Letras Roxo

Definições

Patrono – Personalidade destacada em âmbito do corpo cientifico da área do formando; trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico,reconhecido pela competência e padrão de referência na área especifica de conhecimento.

Paraninfo – Personalidade que mantêm prestigio incondicional junto á turma, sendo o padrinho mais importante.

Homenageados – Os homenageados docentes ou funcionários são pessoas da Instituição ou relacionados a ela, que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso mereçam o reconhecimento e a gratidão da turma como um todo.

Nome da Turma – (epônimo) – pode ser o nome de uma personalidade viva ou morta ou um titulo que se adeque à identidade da turma.

Pontualidade

Para o ato da solenidade de Colação de Grau, o aluno deverá chegar no local da Solenidade (utilizando beca), com pelo menos uma hora de antecedência do evento, principalmente o s discentes juramentista e orador, que são pessoas que tem o uso da palavra na Solenidade, Caso eles não cheguem no horário marcado da Solenidade, a Solenidade começa sem suas presenças.

Exigência para a Colação de Grau

Todas as turmas que irão se formar deverão compor uma Comissão de Formatura para organizar, junto ao Cerimonial, a solenidade. Confirmar a data e o local da Colação de Grau, junto ao coordenador local ou ao Cerimonial. Fornecer ao Cerimonial, com antecedência de 5 (cinco) dias, os nomes dos homenageados da turma,sendo apenas um homenageado por categoria (Patrono,Paraninfo,Orador Discente e Concludente para o Juramento.Informar o nome e o telefone de um responsável pela Comissão de Formatura para quaisquer esclarecimentos e informações

Orientações para os Graduandos

A Colação de Grau é um assunto da instituição de ensino que tem a responsabilidade de organizar e promover de acordo com as normas. A Colação de Grau, só admite aquele que tenha concluído efetivamente o curso;

O graduando deverá chegar ao local da Cerimônia da Colação de Grau, trajando a beca, impreterivelmente, antes do inicio da Cerimônia, para a assinatura da Ata de Colação de Grau;

Quem não assinar a Ata não Colará Grau e estará impedido de receber o Diploma;

Acomodar a família e os convidados nos locais devidamente indicados;

Acomodar a família e os convidados nos locais devidamente indicados;

Todos os concludentes deverão permanecer na solenidade até o final da cerimônia;

O graduando não poderá se apresentar Alcoolizado, nem levar para o local bebidas alcoólicas e nem usar telefone celular durante a cerimônia;

Solicitar ao fotógrafo ou pessoa encarregada de fotografa-lo que mantenha um mínimo de ordem, nem perturbe o bom andamento da solenidade;

Cerimônias como essas não são adequadas para crianças muito pequenas;

A Sessão Solene é revestida de uma ritualística própria, realizada em horário nobre com a presença de autoridades. Assim, não será permitida, no local da solenidade, a entrada de faixas,apitos,buzinas,serpentinas e similares;

O Hino Nacional e o Hino do Estado do Ceará,deverão ser cantados por todos, graduandos e convidados com vigor e energia, em pé, em atitude de respeito;

Todos deverão colaborar, seguindo as instruções recebidas, para que a Colação de Grau, que é, também,uma despedida,fique na lembrança de cada um como uma cerimônia organizada,pontual,rápida,objetiva e,principalmente inesquecível para você e sua família,convidados e amigos.

Pauta para Preparação do Script para o Solenidade

1. Cursos;

2. Data da Colação de Grau;

3. Local e horário da Colação;

4. Nome da turma;

5. Nome do Patrono;

6. Nome do Paraninfo;

7. Nome do Orador Discente;

8. Nome do concludente para o juramento;;

9. Nome dos homenageados.

OBSERVAÇÃO

O discurso do Orador Discente deverá ser encaminhado, via e-mail, para colacaodegrau@ivaeduca.com.br com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da data da Solenidade.

O iva indica você ao mercado de Trabalho!

Lorem ipsum dolor, sit amet consectetur adipisicing elit. Necessitatibus saepe neque reprehenderit laborum fugit blanditiis! Expedita laboriosam illum doloribus recusandae, optio harum quae soluta temporibus? Id deserunt voluptates consequatur nihil.

Cadastre-se aqui!